top of page

 Naloxona

 

A naloxona é o composto recomendado em casos de overdose de opióides, como a metadona.

 

Propriedades físico-químicas: 

 

Descrição: na forma de cloridrato apresenta-se como um pó branco, solúvel em água.

Fórmula molecular: C19 H21 NO4

P.F: 184 ºC. Na forma de cloridrato o P.F é de 200-205 ºC.

 

O que é?

 

A naloxona é um potente antagonista competitivo puro dos receptores κ e μ-opióides que atua rapidamente na reversão da depressão respiratória causada por opióides (Bailey and Wermeling 2014) naturais ou sintéticos podendo por isso ser usada em casos de sobredosagem por este tipo de compostos (que incluem a metadona). Neste caso, pode ser administrada por via intravenosa na forma de cloridrato. Se a administração via intravenosa não for possível pode ser necessária uma administração intramuscular ou subcutânea (Infarmed, 2015).

 

Para opiáceos com duração de ação elevada como a Metadona recomenda-se a perfusão para permitir um antagonismo permanente sem injeções repetidas. Vias alternativas de administração como sublingual, inalatória e intranasal têm permitido aos especialistas tratar casos de overdose em cenários de emergência em que o acesso a via intravenosa é impossibilitado (Bailey and Wermeling 2014).

 

Em indivíduos fisicamente dependentes de opiáceos a reversão abrupta dos seus efeitos pela Naloxona pode precipitar o síndroma de abstinência agudo, associado a sinais e sintomas como por exemplo dores corporais, febre, transpiração, fraqueza, arrepios ou tremores, náuseas, vómitos, dores abdominais, aumento da pressão arterial, taquicardia, entre outros. A naloxona não produz qualquer tipo de dependência (Infarmed, 2015).

 

  • Bailey AM, Wermeling DP (2014) Naloxone for Opioid Overdose Prevention: Pharmacists’ Role in Community-Based Practice Settings. The Annals of pharmacotherapy 48(5):601-606 doi:10.1177/1060028014523730

  • Infarmed, Resumo das Características do Medicamento: NARCAN. Aprovado a 18-07-2004. Disponível em: http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=5887&tipo_doc=fi (acedido a 19-05-2015)

bottom of page